segunda-feira, 22 de junho de 2015

MOBILIZAÇÃO NACIONAL-RESULTADO


O SACEMA esteve presente, nos dias 17 e 18 de junho, em Brasilia nas mobilizações que marcaram um ano da sanção do nosso piso salarial nacional, e que também buscavam pressionar o governo federal para a publicação do decreto que regulamenta o financiamento do piso, e também em  busca do reajuste do piso.

No dia 18 em audiência pública com o Secretário de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde, Heider Aurélio, recebemos a notícia que o decreto já está pronto, aguardando tão somente a assinatura por parte da presidenta, que ainda não ocorreu porque existe uma fila de outros decretos que estão na frente do nosso. Esse decreto é importante pois define os parâmetros do financiamento, acabando dessa forma com a desculpa dos prefeitos que se recusam a pagar o piso.

Já com relação ao reajuste, o discurso é de que depois da publicação do decreto as negociações do percentual de reajuste do piso devam avançar.

DURANTE A REALIZAÇÃO DA AUDIÊNCIA PÚBLICA, UM FATO EXTREMAMENTE NEGATIVO CHAMOU ATENÇÃO, EM UMA FALA ALTAMENTE INFELIZ, A PRESIDENTE DA CONACS (CONFEDERAÇÃO NACIONAL DAS ASSOCIAÇÕES DE AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE) AFIRMOU, COM TODAS AS LETRAS, QUE SERVIMOS APENAS  PARA PREENCHER PAPEL, "A ÚNICA COISA QUE FAZEMOS É PREENCHER PAPÉIS E MAIS NADA" DISSE RUTH EM SEU DISCURSO.

ENQUANTO EM SUA FALA, O PRESIDENTE DA FENASCE (FEDERAÇÃO NACIONAL DE SINDICATOS DE AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE E DE AGENTES DE COMBATE ÀS ENDEMIAS) FERNANDO CÂNDIDO, MOSTROU A IMPORTÂNCIA DOS AGENTES NO SENTIDO DA PREVENÇÃO DE DOENÇAS, QUE VEM A SER O PRINCIPAL OBJETIVO DA ATENÇÃO BÁSICA, "INVESTIR NO AGENTE DE SAÚDE, É INVESTIR EM PREVENÇÃO, POIS É O TRABALHO TANTO DO AGENTE COMUNITÁRIOS DE SAÚDE, QUANTO DO AGENTE DE COMBATE ÀS ENDEMIAS, QUE VEM INTERROMPENDO O CICLO DE INÚMERAS DOENÇAS PELO BRASIL A FORA", DISSE FERNANDO.

A diretoria do SACEMA estará sempre presente na luta, aconteça onde acontecer, estaremos sempre levantado a bandeira da valorização da nossa categoria, sonhamos com o dia em que o reconhecimento seja via de regra, e não mais uma exceção a regra como nos dias de hoje, mas para tanto seguiremos lutando, e seguiremos juntos nessa caminhada.

JUNTOS SOMOS FORTES!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VISITANTES