quinta-feira, 25 de abril de 2013

PARALISAÇÃO

Na tarde desta quinta-feira, 25 de abril, ocorreu a assembleia coletiva dos trabalhadores da prefeitura de Aracaju, o ato histórico contou com a presença de cerca de 200 trabalhadores. No decorrer do evento alguns dirigentes sindicais fizeram uso da palavra, o que ficou muito claro é que a insatisfação é geral, o sentimento é de que foram todos feitos de bobos, que todos foram enganados, mais uma vez caíram no conto do político que promete soluções e oferta sempre mais do mesmo, a revolta estava estampada em cada rosto que ali se fazia presente.

Foi aprovada por unanimidade a proposta de paralisação para amanhã sexta-feira, 26 de abril, com mobilização na frente do centro administrativo, terá início às 7 horas da manhã, é importante ressaltar a importância da presença em massa de todos os trabalhadores, é um momento de unirmos forças, é o momento de mostrarmos que somos fortes, que somos organizados e que estamos prontos para a luta, também foi aprovada a mobilização na câmara de vereadores segunda-feira, 29 de abril, a partir das 15 horas.

Outro fato de grande relevância foi a aprovação mediante a assembleia do indicativo de greve, a categoria entende que se o canal de diálogo não for aberto, se faz necessário partir para medidas extremas, medidas que venham pressionar o gestor municipal no sentido de tensionar o debate.

Mobilização
A presença de cada agente é de fundamental importância, precisamos vencer o medo, precisamos deixar as desculpas de lado, precisamos nos entendermos como um coletivo, precisamos de UNIÃO, precisamos despertar o nosso espírito guerreiro, guerreiro no sentido da luta por direitos, afinal guerreiros ja somos todos nós todos os dias na busca de levar saúde aos mais diversos bairros de Aracaju, esse é o nosso momento, vamos fazer valer a pena.

SACEMA PARA TODOS.
JUNTOS SOMOS FORTES!

quinta-feira, 18 de abril de 2013

MOBILIZAÇÃO

Na manhã de hoje, 18 de abril, os sindicatos que compõem o movimento intersindical de servidores públicos de Aracaju, se reuniram na sede da Força Sindical situada na Avenida Barão de Maruim, na oportunidade foi discutido o calendário de atividades e mobilizações de protesto contra o reajuste e a forma como ele foi concedido, também foi definida toda a questão de logística que será empregada nos atos que serão realizados.

A agenda foi formatada da seguinte forma:

ASSEMBLEIA UNIFICADA
DATA: 25 DE ABRIL DE 2013
LOCAL: SINDICATO DOS BANCÁRIOS
HORÁRIO: 15 hs.

ATO PÚBLICO
DATA: 26 DE ABRIL DE 2013
LOCAL: CENTRO ADMINISTRATIVO (PREFEITIURA)
HORÁRIO: 7 hs.

Ficou entendido que essa é uma luta de todas as categorias, e que esse momento é um momento de UNIÃO, os sindicatos que participam do movimento, 15 no total, entendem que é o momento de esquecer as divergências de centrais, divergências de base e buscar tão somente a união em prol da melhoria para todas as categorias, o mesmo vale para nós mesmos, precisamos nesse momento esquecer as rusgas de outrora, precisamos nos entendermos enquanto sujeitos da coletividade, precisamos lembrar do quanto sofremos, é hora levantarmos as armas e irmos a luta.

"De quem depende que a opressão prossiga? De nós

De quem depende que ela acabe? Também de nós
O que é esmagado que se levante!
O que está perdido, lute!
O que sabe ao que se chegou, que há aí que o retenha
E nunca será: ainda hoje
Porque os vencidos de hoje são os vencedores do amanhã"


Bertold Brecht

SACEMA PARA TODOS.
JUNTOS SOMOS FORTES!

NOTA DE REPÚDIO


MOVIMENTO INTERSINDICAL DE SERVIDORES PÚBLICO DE ARACAJU

NOTA DE REPÚDIO AO MINI REAJUSTE SALARIAL DE 5% ANUNCIADO PELO PREFEITO JOÃO ALVES FILHO


De forma absolutista e que supera inclusive o modelo de gestão dos prefeitos biônicos fabricados durante o período militar, o prefeito João Alves  anuncia,  na calada da noite e de forma unilateral, o percentual de 5% para os servidores públicos do Município de Aracaju, que não esperavam nem nas piores simulações tamanho desrespeito e golpe por parte do gestor municipal.
                       
 Indignados com o abortamento do processo negocial reivindicado de forma legítima e democrática pelos sindicatos que assinam essa nota, com a falácia de que receberia os representantes sindicais entre os dias 08 e 09 de abril, com o desrespeito ao artigo 37 da Constituição Federal, com o descumprimento da Convenção 151 da Organização Internacional do Trabalho ratificada recentemente pelo governo brasileiro e com o desrespeito da Lei Municipal nº 2.409/1996 que trata da Mesa de Negociação no Município de Aracaju. Reflete-se esta indignação com a criação de vários cargos comissionados e secretarias cujos valores foram multiplicados, a exemplo de Diretores que recebiam R$ 4 mil e passaram para mais de R$ 15 mil, valores estes que impactaram na elevação da folha, cujos recursos deveriam ser otimizados para atendimento das múltiplas demandas da população e servidores de Aracaju.

A aplicação do percentual de 5% sequer recompõe as perdas salariais dos servidores nos quinze últimos meses.
                                                                          
Na visão sindical os 100 dias de governo do prefeito João Alves foi negativo e caracterizou-se pelo retrocesso na relação com os servidores, sepultando o diálogo e desconstruindo tudo aquilo que apresentou em sua campanha eleitoral. A data base dos servidores municipais foi ignorada pela atual gestão e isto nos remete a uma perda significativa de janeiro/12 até o mês atual.

 Portanto, Senhor prefeito, a discussão do Projeto de Lei de reajuste de 5% de recomposição, a abertura respeitosa de diálogo com a comissão do Movimento Intersindical e a efetiva instalação da Mesa de Negociação ainda que tardia, não é uma atitude de fraqueza, mas sim um chamamento à razão que contribuirá para o aperfeiçoamento democrático, restabelecimento das conquistas, avanços e respeito mútuo entre servidores e gestores.

Abalados pelo tratamento truculento, acintoso e desonroso dispensado aos sindicatos que representam os servidores nas suas diversas categorias, assim como, principalmente, aos trabalhadores do Município de Aracaju, queremos a abertura das negociações já, e cumprimento da data base retroativa à 1º de janeiro.


SINDICATOS: SEPUMA, SINTASA, SEESE, SINDASSE, SACEMA, SIGMA, SINTAJU, SEAME, SINTELAB, SINDIFARMA, SINTRAFA, SINPSI, SINDIPLEMA e SINODONTO.

quarta-feira, 17 de abril de 2013

RESPEITO JÁ! A DITADURA VOLTOU?


REAJUSTE DE 5%, UMA VERGONHA!


O Prefeito João Alves Filho, num ato de extremo desrespeito, para com os servidores da prefeitura de Aracaju, anunciou o percentual de reajuste salarial para o ano de 2013, reajuste esse que em nenhum momento foi discutido com as categorias, em nenhum momento houve negociação. Estamos vivendo uma ditadura, onde não temos sequer o direito de falar.

Os sindicatos de servidores municipais de Aracaju, já se antecipando a esse fato, já havia criado uma comissão inter-sindical afim de forçar o debate das pautas, os membros da comissão se reunirão na manhã de hoje, 17 de abril, na sede da Força Sindical na avenida Barão de Maruim, na ocasião ficou definido que será elaborado um calendário de mobilizações em conjunto com todas as categorias, que culminará com um grande ato com a presença de todas as categorias, onde ainda será realizada uma assembleia coletiva, onde a principal pauta será o INDICATIVO DE GREVE GERAL DOS SERVIDORES.

É necessário lembrar que, precisamos mais do que nunca estarmos unidos, estarmos juntos nesta peleja, é preciso lembrar que nosso inimigo está numa sala muito confortável, em seu ar condicionado, e não nas ruas tomando sol, precisamos nesse momento esquecer as ideologias políticas conflitantes, esse momento é unicamente UNIÃO, somos nós que estamos perdendo, somos nós que estamos sendo humilhados.

SACEMA PARA TODOS.
JUNTOS SOMOS FORTES!

segunda-feira, 8 de abril de 2013

O MEDO NOS DESARTICULA

Nossa categoria hoje é uma das maiores categorias de trabalhadores de Aracaju, é uma categoria estratégica, uma vez que representa a ponte de comunicação entre os dispositivos de saúde e a população, dentro de nosso território de atuação somos verdadeiras referências, muita das vezes assumindo funções como intermediador de conflitos e até mesmo psicólogo, porém, ainda não despertemos para esse grande poderio de fogo que temos em nossas mãos, precisamos aprender a usar a nossa mobilização.

O comodismo ainda é um dos principais fatores que fazem com que nós não nos mobilizemos, porém sem dúvida nenhuma o medo é quem mais nos desarticula, o medo nos faz recuar, o medo nos faz ceder, o medo nos faz desistir, precisamos dar um grito de independência, precisamos sair da zona de conforto, precisamos mostrar que podemos ser organizados, precisamos mostrar que estamos unidos em um só objetivo, precisamos entender que JUNTOS SOMOS FORTES, precisamos sair do discurso e partirmos para a os atos.

SACEMA PARA TODOS!
JUNTOS SOMOS FORTES!

segunda-feira, 1 de abril de 2013

NEGOCIAÇÃO SALARIAL 2013 - 03

Na manhã de hoje, 01 de abril de 2013, a diretoria do SACEMA esteve presente na solenidade do anúncio do reajuste salarial dos professores, a intenção era aproveitar o momento para então entregar, pessoalmente, a pauta de revindicações, nas mãos do prefeito João Alves Filho, a estratégia foi correta, ao fim do evento, os diretores se dirigiram até o prefeito e entregaram as revindicações, o prefeito por sua vez se mostrou bastante interessado em estudar com atenção os pleitos da categoria, ainda na oportunidade foi entregue pela comissão intersindical um ofício cobrando maior rapidez na instalação da mesa de negociação, já que os secretários de suas respectivas pastas não tem autonomia para discutir o tema reajuste salarial.

O SACEMA ressalta mais uma vez que precisamos estar unidos, mobilizados e prontos para a luta, precisamos estar prontos para qualquer que seja a situação que surja, precisamos estar sentinelas, só com união podemos alcançar a vitória, só com união somos fortes.

JUNTOS SOMOS FORTES!
SACEMA PARA TODOS.

VISITANTES