sábado, 18 de agosto de 2012

Reunião para definir piso salarial de ACS E ACE

Mesmo com a criação de um piso salarial nacional para os agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias desde 2010 na Emenda Constitucional 63, ainda não se efetivou nenhuma medida que dê a essa categoria o benefício da lei. Diante desse quadro,os deputados da Comissão de Seguridade Social e Família irão se reunir com representantes dos ministérios da Saúde, do Planejamento e da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República para tratar do piso salarial dos agentes comunitários de saúde, no próximo dia 21 de agosto, onde será discutida a publicação de uma medida provisória para regulamentar o piso nacional da categoria. Hoje, o governo federal repassa aos municípios R$ 857 por agente de saúde. Isso equivale a quase um salário mínimo e meio. Os agentes reivindicam o piso de dois salários mínimos (R$ 1.244).

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

NONI

Noni | Sucos de Noni para Emagrecer
Se você quer perder peso naturalmente e se beneficiar com as propriedades do suco de noni há vários produtos para emagrecer derivados deste fruto. O suco de noni é rico em proteínas e possui propriedades para emagrecer,são elas:
  • Purificação: Ajuda a eliminar toxinas.
  • Antioxidantes: Noni tem antioxidantes, como vitamina C e zinco.
Benefícios do suco de noni:
  • É 100% natural.
  • O fruto é colhido de forma natural.
  • Ele é livre de pesticidas e produtos químicos.
Nos adultos deve-se administrar duas colheres de sopa por dia, uma pela manhã e uma à noite.
Em crianças deve-se administrar 1 colher de sopa de manhã.
Nos dois casos deve ser tomado em jejum.
A fruta do Noni que tem nome científico de Morinda Citrifolia é natural das ilhas dos mares do Sul, região de Fiji, tem gerado uma grande curiosidade pelos seus benefícios dentre outros o principal é o emagrecimento. Uma fruta verdinha, com a aparência de uma fruta do conde.
A fruta só existe por aqui em forma de suco engarrafado ou chá, embora atualmente esteja sendo cultivada na Amazônia peruana, mas mesmo na forma engarrafada não deixa de ser benéfica e, talvez, (possa ser encontrada à venda em breve no Brasil). Mesmo nos Estados Unidos, a fruta noni é vendida apenas sob forma de cápsulas, chás (feitos das folhas) ou sucos industrializados, para dezenas de milhões de consumidores.
Em sucos industrializados com a fruta do noni, pode-se encontrar a mistura com sucos de uva, este com propriedades reconhecidas cientificamente pode ajudar a baixar o nível de colesterol no sangue, tendo assim um emagrecimento considerável.
Se alguem conseguir encontrar noni para vender segue abaixo a receita do suco de noni para emagrecer:
Tomar em jejum em doses de 30ML pela manha.
Ingredientes:
  • 2 Litros de Suco de Uva ( sem colocar açucar )
  • 1 Pote de Noni de 250ML
  • Bata tudo junto no liquidificador, ja está pronto.
Conservar sempre na geladeira e consumir no prazo maximo de 45 dias em doses de 30ml por dia pela manha em jejum.
Reportagem do Noni no GNT:
Noni Beneficios e seus Nutracêuticos:
Esta é uma outra receita que foi enviada por Poliana em um comentário desse artigo:
Receita do Suco de Noni:
Modo de prepara para um litro de suco de noni:
  • Corte dois frutos maduros (bem mole e de coloração amarelada) em rodela e bem lavados.
  • Junte meio litro de suco concentrado de uva ou outro sabor com as rodelas de noni em um liquidificador.
  • Bata no modo pulsar para não quebrar as sementes.
  • Passe o crivo e junte mais meio litro do suco de uva e bata novamente em modo normal. Obs. Crivo deve ser Coador
Beba diariamente 100 ML, duas vezes ao dia.
Conserve o suco na geladeira por ate cinco dias.
Fonte: http://www.saudedicas.com.br/emagrecer/sucos-de-noni-para-emagrecer-185140
OBS: VOCÊ ENCONTRARÁ ESSA FRUTA, EM GRANDE QUANTIDADE, NA FEIRA DO AGAMENON MAGALHÃES, E O PREÇO É BEM BARATINHO.

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

VITAMINA A

Vitamina A
Vitamina A é talvez a vitamina mais importante. Chama-se retinol e é facilmente transformada no corpo humano em ácido retinóico, que é a forma efetiva. Este existe em duas formas principais: all-trans retinoic acid (ATRA, o mais importante) e 9-cis retinoic acid (9-cis RA).
Fontes de Vitamina A
Uma evidente função da vitamina A é como um grande composto das proteínas (chamadas Rhodopsin) nos olhos que reagem à luz e tornam a visão possível. A maior parte das funções dessa vitamina, todavia, é realizada por seus receptores, que são fatores de transcrição da família de receptores nucleares. Por estes receptores, o ácido retinóico pode afetar quase todas as funções na célula humana. Sabendo isso, é simples entender porque a vitamina A deve ser consumida em quantidades normais.
Estudos mais recentes vêm mostrando que a vitamina A age como antioxidante (combate os radicais livres que aceleram o envelhecimento e estão associados a algumas doenças). Porém, recomenda-se cautela no uso de vitamina A, pois em excesso é prejudicial ao organismo.
Nome científico = Retinol ou Axeroftol.
Dose diária recomendada: 1 mg ou 5.000 UI
Vitamina A, Função “para que serve”?
Principais funções: importante para as funções da retina, principalmente para a visão noturna. Exerce ainda função na cornificação da pele e das mucosas, no reforço do sistema imunológico, na formação dos ossos, da pele, cabelos e unhas. É importante no desenvolvimento embrionário. Tem influência nas reações imunológicas e teria efeitos na prevenção de certos tumores.
A vitamina A tem função antioxidante, ela fixa-se aos chamados radicais-livres que se originam da oxidação de diversos elementos. Esses radicais-livres teriam um efeito nocivo para as células e são tidos como causadores de arterioesclerose, catarata, tumores, doenças da pele e doenças reumáticas.
Estrutura do retinol (vitamina A)
A avitaminose que está relacionada com a carência de vitamina A é a xeroftalmia. Um dos epitélios severamente afetado é o do revestimento ocular, levando à xeroftalmia. A xeroftalmia é o nome genérico dado aos diversos sinais e sintomas oculares da hipovitaminose A. A forma clínica mais precoce da xeroftalmia é a cegueira noturna, onde a criança não consegue boa adaptação visual em ambientes pouco iluminados; manifestações mais acentuadas da xeroftalmia são a mancha de Bitot, normalmente localizada na parte exposta da conjuntiva e a xerose; nos estágios mais avançados a córnea também está afetada constituindo a xerose corneal, caracterizada pela perda do brilho assumindo aspecto granular e ulceração da córnea; a ulceração progressiva pode levar à necrose e destruição do globo ocular provocando a cegueira irreversível, o que é chamado de ceratomalácia.
Outras complicações ligadas a deficiência de vitamina A incluem visão deficiente à noite (hemeralopia), sensibilidade a luz (fotofobia), redução do olfato e do paladar, ressecamento e infecção na pele e nas mucosas (xerodermia), estresse, espessamento da córnea, lesões na pele e câncer nos olhos. A xeroftalmia é diferente de hemeralopia, esta sendo a chamada ‘cegueira noturna’ e aquela, secura nos olhos que promove o aumento do atrito entre as pálpebras e o olho, ocasionando ulcerações no epitélio ocular.
A deficiência de vitamina A também ocasiona hiperplasias (multiplicação descontrolada das células) e metaplasias (perda da forma celular), além do aparecimento de doenças oportunistas.
Infecções freqüentes podem indicar carência, pois a falta de vitamina A reduz a capacidade do organismo de se defender das doenças.
Causas da deficiência de Vitamina A
  • * Falta de amamentação ou desmame precoce: o leite materno é rico em vitamina A e é o alimento ideal para crianças até dois anos de idade.
  • * Consumo insuficiente de alimentos ricos em vitamina A.
  • * Consumo insuficiente de alimentos que contêm gordura: o organismo humano necessita de uma quantidade de gordura proveniente dos alimentos para manter diversas funções essenciais ao seu bom funcionamento. Uma delas é permitir a absorção de algumas vitaminas lipossolúveis (vitaminas A, D, E e K).
  • * Infecções frequentes: as infecções que acometem as crianças levam a uma diminuição do apetite: a criança passa a ingerir menos alimentos podendo surgir uma deficiência de Vitamina A. Além disso, a infecção faz com que as necessidades orgânicas de vitamina A sejam mais altas, levando a redução dos estoques no organismo e desencadeando ou agravando o estado nutricional.
Consumo exagerado
Pela ingestão exagerada podem surgir manifestações como pele seca, áspera e descamativa, fissuras nos lábios, ceratose folicular, dores ósseas e articulares, dores de cabeça, tonturas e náuseas, queda de cabelos, cãimbras, lesões hepáticas e paradas do crescimento. Podem surgir também falta de apetite, edema, cansaço, irritabilidade e sangramentos. Aumento do baço e fígado, alterações de provas de função hepática, redução dos níveis de colesterol e HDL colesterol também podem ocorrer. Grande cuidado deve ser dado a produtos que contenham o ácido retinóico usado no tratamento da acne.
Os precursores da vitamina A têm uma influência significativa sobre a quantidade de vitamina A que deve ser ingerida. Existem compostos relacionados com as vitaminas que podem ser convertidos dentro do organismo na vitamina ativa (pró-vitaminas). Alguns carotenóides são pró-vitamínicos A, sendo o mais importante o beta-caroteno, seguido do alfa-caroteno. Como o excesso de vitamina A é armazenado no organismo chegando a provocar níveis tóxicos, pode-se recorrer aos carotenóides que podem ser consumidos em doses consideravelmente elevadas sem um acúmulo prejudicial ao organismo.
Consumo de beta-caroteno de cerca de 30 mg/dia aumenta a probabilidade cancêr de pulmão e de prostáta. Fumantes e pessoas que sofreram exposição a amianto não devem consumir suplementos de beta-caroteno [2].
Alimentos ricos em Vitamina A
São alimentos ricos em vitamina A alimentos de origem animal e vegetal:
Vitamina A
Os beta-carotenos (pró-vitamina A) são liposolúveis, portanto a absorção de vitamina A é melhorada se estes alimentos forem ingeridos juntamente com gorduras (como óleos vegetais). O cozimento por alguns minutos, até que as paredes das células se rompam e liberem cor também aumentam a absorção.
FONTE: http://www.informacaonutricional.blog.br/vitamina-a/

G1 - Campanha de Multivacinação começa no dia 18 em SE - notícias em Sergipe

G1 - Campanha de Multivacinação começa no dia 18 em SE - notícias em Sergipe

Campanha de Multivacinação começa no dia 18 em SE

Vacinação é obrigatória para todas as crianças menores de cinco anos.
Em Sergipe, 350 postos vão disponibilizar as doses de vacina.

Do G1 SE
No dia 18 de agosto, a Secretaria Estadual da Saúde (SES) iniciará a Campanha Nacional de Multivacinação. O tema desse ano é “Leve seu Super-Herói ao Posto de Vacinação para Atualização da Caderneta”. A vacinação é obrigatória para todas as crianças menores de cinco anos.
saiba mais
A mobilização pela multivacinação ocorrerá no período de 18 a 24 de agosto e pretende atualizar a caderneta de vacinação das crianças de até cinco anos, conforme o calendário básico de vacinação. Para isso, serão disponibilizadas as vacinas contra BCG, pólio, hepatite B, tetravalente, tríplice viral, rota vírus, meningocócica, pneumocócica.
“É importante manter as crianças imunizadas e com a carteira de vacinação em dia. Essa é uma campanha específica que pretende contribuir para a erradicação, eliminação e controle das doenças imunopreveníveis em Sergipe”, explicou a gerente do Programa Estadual de Imunização da SES, Sândala Teles.
Atualização da carteira
Os responsáveis pelas crianças devem comparecer em um dos 350 postos de saúde do Estado de Sergipe, das 8h às 17h, portando a Caderneta de Saúde da criança para que ela seja avaliada e o esquema vacinal atualizado de acordo com a necessidade de cada um.
 
Fonte: G1 SE

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

GOVERNO DILMA, MORDE E ASSOPRA !

http://bioacs.blogspot.com.br/2012/08/governo-dilma-morde-e-assopra.html#linkshttp://bioacs.blogspot.com.br/2012/08/governo-dilma-morde-e-assopra.html#links

Após o Ministro Alexandre Padilha ser muito duro na ultima reunião do dia, 07/08, no Ministério da Saúde em dizer que não tinha Proposta para o Nosso Piso Nacional e que a Categoria não tivesse nem expectativa, Pois ontem a tarde dia, 08/08, Foi anunciado pelos Deputados na Plenária da Câmara, Que o Ministro tinha informado que já tinha falado com Alguns Ministros e tudo indica que teria um Proposta, até o dia 14/08, para o Piso Nacional dos ACS e ACE.

Então tudo indica que haverá uma reunião no dia 14/08, entre Governo e Nossos Representantes em Brasília Para anuncio da Proposta do Governo,  E uma Mobilização da Categoria no dia, 21/08 em Brasília.


VAMOS ESPERAR PARA VER !


BIO ACS


A CATEGORIA EM 1º LUGAR.

fonte: http://bioacs.blogspot.com.br/

RESULTADO DA REUNIÃO COM A SECRETARIA EM 08-08-2012

Pauta da reunião na Secretaria de Saúde





Presença de Geison Ricardo da Silva Valença, Diretor da Atenção Primária e Atenção a Saúde
e de Cristiane Ludmila Mendes Souza Borges – Coordenação de Vigilância em Saúde, a secretária não compareceu devido a outro compromisso de urgência.

·         Resposta do parecer sobre a Produtividade do ACS e ACE.
Parecer desfavorável.

·         Desvio de Função dos ACS

·         Reformas das UBS:


Insumos para as balanças, garantia da pilha para as balanças.

Automação do SIAB
Cadastro via Tablet no futuro;
Prontuário eletrônico;

POSIÇÃO DA SECRETARIA SOBRE A ELEIÇÃO DO SACEMA.

 

A secretaria, segundo Geison, representante legal durante a reunião, reconhece a presidência do SACEMA, na pessoa de ROBERTO,  que judicialmente foi reconhecido como tal, e a posição da secretaria é que acata a decisão judicial.

Ainda afirmou que não houve liberação dos agentes para campanha eleitoral da diretoria ou eleição.



Tarde de estudo: está no jurídico para ser avaliado, mas, não será decidida nesse período por conta da lei eleitoral.

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Andre Resende no "'Hoje em dia "- CHÁ PARA BRONQUITE ,ASMA ,SINUSITE ,ÁC...

Andre Resende no "'Hoje em dia "- CHÁ PARA BRONQUITE ,ASMA ,SINUSITE ,ÁC...

Tossiu, espirrou? Cuidado com as doenças de inverno! tvgamafilho.blogspo...

DOENÇAS DE INVERNO

Doenças de Inverno


É quando a temperatura baixa que diversas doenças passam a atormentar o organismo.
O sistema respiratório é o principal alvo de vírus e bactérias, que aproveitam os locais fechados e cheios de gente para se espalhar.
Conheça as doenças mais comuns do inverno e saiba como preveni-las

GRIPE
É um problema respiratório causado pelo vírus influenza. Ao contrário do que muita gente pensa, não tem nada a ver com o resfriado, cujos sintomas são mais leves. O influenza consegue se apoderar de células das vias aéreas e, para conter essa invasão, o sistema imune recruta anticorpos e dispara uma baita reação inflamatória. No final das contas, não é apenas o aparelho respiratório que sente o ataque — o corpo inteiro padece de dores e daquela sensação de moleza. O impacto da agressão varia de acordo com as condições do hospedeiro — não por menos, a gripe costuma ser mais nefasta para os bebês e para quem já passou dos 70 anos.

SINTOMAS:  Febre alta, tosse, secreção nasal, dor de garganta, dor de cabeça e pelo corpo, cansaço físico.
TRATAMENTO: São adotados remédios que atenuam os sintomas, como os antitérmicos, os analgésicos e os descongestionantes nasais. Depois de avaliar o caso, o médico pode receitar apenas repouso ou recorrer também a antivirais, cuja função é justamente exterminar o influenza. Casos mais graves exigem internação para evitar complicações como pneumonias.

PREVENÇÃO: Lavar sempre muito bem as mão, evitar o contato com pessoas com sintomas da gripe e, se possível, não frequentar locais apinhados de gente, como creches, estações de trem e aeroportos – todas essas ações contribuem para frear o contágio. Uma medida excelente, recomendada sobretudo a crianças pequenas e idosos, é tomar a vacina. Ela ensina o sistema imune a criar um pelotão atento, capaz de desmobilizar o ataque do influenza.

Outra doença de inverno á a PNEUMONIA
Fungos, vírus, parasitas ou bactérias que circulam no ar, ou na própria corrente sanguínea invadem o sistema respiratório e encontram abrigo nos alvéolos.
SINTOMAS - O começo da pneumonia é bem parecido com uma gripe comum. Os principais sintomas são febre, mal-estar e tosse. Pode haver respiração curta e ofegante, além de dores no tórax.
O QUE É: Trata-se de uma inflamação ou infecção que ataca os pulmões, sobretudo quando o sistema de defesa foi debilitado por outro problema, como gripe, tuberculose, alcoolismo, fumo, diabete e males do coração. Pode ser causada por diversos microorganismos, como fungos, vírus, parasitas e bactérias. Uma vez nos pulmões, esses micróbios se instalam nos alvéolos — estruturas onde ocorrem as trocas gasosas —, prejudicando a respiração. A mais comum é aquela desencadeada por bactérias pneumocócicas, as mesmas que podem provocar otite ou sinusite.
TRATAMENTO:
Na maioria dos casos, recorre-se ao auxílio de antibióticos - por via oral ou intravenosa. Até porque pneumonias virais acabam abrindo alas para bactérias proliferarem nos pulmões. Alguns médicos também recomendam exercícios respiratórios que ajudam a drenar a secreção.

PREVENÇÃO:

A vacinação é a única maneira de prevenir a doença. Tanto o imunizante que protege contra o vírus influenza, causador da gripe, como as vacinas antipneumocócicas evitam que o corpo abra uma brecha à pneumonia.

Fontes: José Dirceu Ribeiro, pneumologista da Unicamp; Elnara Negri, pneumologista do Hospital Sírio-Libanês; Renato Kfouri, diretor da Sociedade Brasileira de Imunizações; Cleonice Hirata, otorrinolaringologista da Unifesp; Raquel Stucci, infectologista da Unicamp; Elie Fiss, pneumologista do Hospital Oswaldo Cruz; Eduardo Meyer, pneumologista do Hospital Albert Einstein.

Fonte: http://saude.abril.com.br/especiais/inverno/
http://saude.abril.com.br/especiais/inverno/

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Piso salarial dos agentes comunitários de saúde e combate as endemias. D...

Piso salarial dos agentes comunitários de saúde e agentes do combate a e...

PROJETOS DE INTERESSE DO ACS E ACE

PL 7495/2006 Inteiro teor
Apensados ao PL 7495/2006 ( 20 )
  • PL 298/2007
  • ;  PL 6033/2009
  • ;  PL 6035/2009
  • ;  PL 6111/2009 (1)
  • ,  PL 6681/2009
  • ;  PL 6129/2009
  • ;  PL 6754/2010
  • ;  PL 7056/2010 (1)
  • ,  PL 7095/2010
  • ;  PL 7363/2010
  • ;  PL 7401/2010
  • ;  PL 486/2011
  • ;  PL 658/2011
  • ;  PL 1355/2011
  • ;  PL 1399/2011
  • ;  PL 1692/2011
  • ;  PL 3644/2012
  • ;  PL 3730/2012
  • ;  PL 3664/2012
  • ;  PL 3985/2012
 
Fonte: Agência Senado.

TRATAMENTO PSICOLÓGICO E PSIQUIÁTRICO PARA ACS E ACE



Projeto de Lei propõe que a Administração Pública municipal ou estadual e do Distrito Federal ofereçam tratamento psicológico e psiquiátrico aos Agentes Comunitários de Saúde, Agentes de Combate às Endemias, Agentes de Proteção Ambiental e aos Agentes de Proteção Social.

Veja o projeto:

http://www.camara.gov.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=541963

PLS - PROJETO DE LEI DO SENADO, Nº 379 de 2011

PLS - PROJETO DE LEI DO SENADO, Nº 379 de 2011
 
Autor: SENADOR - Eduardo Amorim
Ver imagem das assinaturas
Ementa: Acrescenta dispositivos à Lei nº 11.350, de 5 de outubro de 2006, que dispõe sobre as atividades de Agente Comunitário de Saúde e de Agente de Combate às Endemias, para incluir atividades do Agente Comunitário de Saúde na sua área de atuação.
Explicação da ementa:
Altera a Lei nº 11.350/2006 - que dispõe sobre as atividades de Agente Comunitário de Saúde e de Agente de Combate às Endemias - para incluir entre as atividades do Agente Comunitário de Saúde a coleta de dados relacionados aos aspectos sociais, econômicos, sanitários e culturais de sua respectiva comunidade de atuação; estabelece que a lei entre em vigor depois de transcorridos 120 dias da data de sua publicação.
Assunto: Social - Saúde
Data de apresentação: 05/07/2011
Situação atual:
Local: 
10/04/2012 - SECRETARIA DE EXPEDIENTE

Situação: 
10/04/2012 - REMETIDA À CÂMARA DOS DEPUTADOS
Outros números:
Origem no Legislativo:
CD  PL.  03664 / 2012
Indexação da matéria:
Indexação: PROJETO DE LEI, SENADO, ALTERAÇÃO, ACRÉSCIMO, AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE, AGENTE, COMBATE, ENDEMIA, INCLUSÃO, ATIVIDADE, COLETA, DADOS, RELACIONAMENTO, NATUREZA SOCIAL, NATUREZA ECONÔMICA, SANITÁRIO, NATUREZA CULTURAL, COMUNIDADE, ATUAÇÃO.
Fonte: Agencia Senado

Projeto na íntegra:

http://www.senado.gov.br/atividade/materia/getPDF.asp?t=93241&tp=1

VISITANTES